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Carnaval de Lavra 2023
Comunicação 360º

RESUMO

Fomos desafiados pelo executivo da União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, para desenvolvermos uma estratégia de comunicação integrada para a edição de 2023 do Carnaval de Lavra que é sem dúvida o maior desfile de Matosinhos!

Cliente
U.F. Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo
Cooperativa AGRIMA
Câmara Municipal de Matosinhos
Serviços
Branding
Design
Fotografia
Vídeo

Momentos-chave

ANALISAR

Aproveitando o impulso das edições anteriores e a súbita paragem desde 2020, os esforços de comunicação da edição de 2023 focaram-se essencialmente na profissionalização e elevação da qualidade visual e cultural do evento.
As estratégias e táticas que foram definidas para 2023 pretendiam elevar esta edição no fator da comunicação visual procurando assim cativar visitantes externos ao concelho de Matosinhos, bem como um maior esforço para aumentar a reputação como o maior corso carnavalesco do município.

UNIFORMIZAR

Com base no sucesso dos eventos anteriores, foi fulcral o desenvolvimento de uma marca para referência futura, surgiu assim o logótipo oficial do Carnaval de Lavra. Cimentados no processo de re-branding, assumimos a comunicação integral do evento, centralizando assim os esforços no desenvolvimento de uma imagem coerente entre todos os acontecimentos, locais e aspetos visuais do cortejo.

PROFISSIONALIZAR

A profissionalização e elevação da qualidade visual e cultural do evento foram essenciais para o sucesso da edição de 2023. Através da consolidação de um website dedicado e orientado para os parâmetros de exigência de um evento desta dimensão, desenvolvemos uma plataforma capaz de alojar toda a informação inerente ao evento, bem como uma galeria de fotos atualizada em tempo real.

MELHORAR

Após a nossa análise aos aspetos das edições anteriores, definimos que era importante desenvolver uma estratégia de dinamização do contacto com o público. Concentramos esforços para realização de entrevistas espontâneas aos participantes, parceiros e organizadores para cativar, durante o decorrer do cortejo, a visita daqueles que ainda não estavam presentes ou que perderam o evento e nesse caso captar o interesse para uma próxima edição.

DESTACAR

Tendo em conta a importância do alcance do marketing deste evento, era importante destacarmos equipas para realização de foto-reportagem com edição no local para divulgação nas redes da União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo. Recorrendo também a esse repositório de imagens para divulgação de posts e stories espontâneas que permitiram elevar o engagement do evento.

DOCUMENTAR

Aliado à importância do alcance do marketing deste evento e à presença da nossa equipa de fotografia no local, era igualmente importante destacarmos uma equipa de vídeo para documentação e posterior edição para divulgação do resumo no dia seguinte. Recorrendo também a esse repositório de imagens, e principalmente às imagens captadas pelo drone, foram desenvolvidos e divulgados posts e stories espontâneas que permitiram elevar o engagement do evento.

DIVULGAR

Aproveitando o impulso do impacto que as redes sociais tiveram na edição de 2020, assumimos a gestão integral da comunicação do evento, desde a fase de planeamento até à fase do rescaldo.

Desenvolvemos estratégias de promoção de conteúdo patrocinado de forma a maximizar o impacto inicial na divulgação do evento, do cartaz e um vídeo promocional geral que foi patrocinado nas redes sociais até ao dia do evento.

No decorrer do evento, com recurso ao agendamento prévio de criativos dedicados em ligação com as publicações expontâneas que eram desenvolvidas no local foi atingido um boost de alcance das redes na ordem dos 40%.

MEDIR.
ANALISAR.
MELHORAR.

Medir, analisar, planear, melhorar e sobretudo compreender o outcome de uma estratégia de comunicação são ferramentas essenciais para o sucesso de uma campanha de ativação de marca ou, neste caso, de um evento

Vídeo
Resumo

Report
Fotográfico