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Fest'Agro 2022
Comunicação Integrada 360º

RESUMO

Fomos desafiados pelo executivo da União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, para desenvolvermos uma estratégia de comunicação integrada para a 3ª Edição da Fest'Agro - Feira Agrícola, bem como criar e tratar todo o conteúdo a ser divulgado.

Cliente
U.F. Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo
Cooperativa AGRIMA
Câmara Municipal de Matosinhos
Serviços
Branding
Design
Fotografia
Vídeo

Momentos-chave

ANALISAR

Aproveitando o impulso das edições anteriores e a renovação da imagem no ano de 2019, os esforços de comunicação da edição de 2022 focaram-se essencialmente na profissionalização e elevação da qualidade visual e cultural do evento.
As estratégias e táticas que foram definidas para 2022 pretendiam elevar esta edição no fator turístico procurando assim cativar visitantes externos ao concelho de Matosinhos, bem como um maior esforço para alavancar as futuras parcerias e aumentar a reputação como a maior feira agrícola do território do concelho e uma feira de referência no cenário nacional.

UNIFORMIZAR

Com base no sucesso do processo de re-branding que realizamos para a 2ª Edição (2019) e na existência de vários eventos no programa que eram comunicados de forma autónoma, de acordo com o previsto no plano para a edição de 2022, assumimos a comunicação integral do evento, centralizando assim os esforços no desenvolvimento de uma imagem coerente entre todos os acontecimentos, locais e aspetos visuais do festival.

PROFISSIONALIZAR

A profissionalização e elevação da qualidade visual e cultural do evento foram essenciais para o sucesso da edição de 2022. Através da consolidação de um website dedicado e orientado para os parâmetros de exigência de um evento desta dimensão, desenvolvemos uma plataforma capaz de alojar toda a informação inerente ao evento, inscrições em atividades e repositório de edições anteriores bem como uma galeria de fotos atualizada diariamente.

MELHORAR

Após a nossa análise aos aspetos das edições anteriores, definimos que era importante desenvolver circuitos de visitas e uma estratégia de sinalética para facilitar a orientação dos visitantes. Nesse sentido, numa primeira frase, recorremos a um processo de fotogrametria para realizar o levantamento de toda a zona envolvente do recinto para podermos desenhar tanto um mapa do recinto como a respetiva sinalização interna. Posteriormente foram também desenvolvidas imagens para facilitar o acesso à feira e para documentar o percurso da CãoMinhada.

DESTACAR

Tendo em conta a importância do alcance do marketing deste evento, era importante destacarmos a equipas para realização de foto-reportagem com edição no local para divulgação imediata nas redes do evento e da União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo. Recorrendo também a esse repositório de imagens para divulgação de posts e stories espontâneas que permitiram elevar o engagement do evento.

DOCUMENTAR

Aliado à importância do alcance do marketing deste evento e à presença da nossa equipa de fotografia no local, era igualmente importante destacarmos uma equipa de vídeo para documentação dos ambientes diários e posterior edição para divulgação do resumo no dia seguinte. Recorrendo também a esse repositório de imagens, e principalmente às imagens captadas pelo drone, foram desenvolvidos e divulgados posts e stories espontâneas que permitiram elevar o engagement do evento.

DIVULGAR

Aproveitando o impulso do impacto que as redes sociais tiveram na edição de 2019, assumimos a gestão integral da comunicação do evento, desde a fase de planeamento até à fase do rescaldo.

Desenvolvemos estratégias de promoção de conteúdo patrocinado de forma a maximizar o impacto inicial na divulgação do retorno do evento bem como do cartaz. Posteriormente, em comunicação com os artistas participantes, foram desenvolvidos vídeos pré-evento de convite para a sua atuação e um vídeo promocional geral que foi patrocinado nas redes sociais até ao final do decorrer do evento.

No decorrer do evento, com recurso ao agendamento prévio de criativos dedicados em ligação com as publicações expontâneas que eram desenvolvidas no local foi atingido um boost de alcance das redes na ordem dos 40%.

Resumo
Dia 1

Resumo
Dia 2

MEDIR.
ANALISAR.
MELHORAR.

Medir, analisar, planear, melhorar e sobretudo compreender o outcome de uma estratégia de comunicação são ferramentas essenciais para o sucesso de uma campanha de ativação de marca ou, neste caso, de um evento

Resumo
Dia 3

Resumo
Dia 4